sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Bem estar - exercícios


Embora os benefícios do exercício já estejam amplamente divulgados, manter uma atividade física regular ao longo do ano não é uma tarefa fácil... Por isso, sempre costumo dizer que o mais importante é “calçar o tênis”, pois assim como em outros hábitos na nossa vida, precisamos acima de tudo criar um vínculo de afinidades que torne o exercício um prazer rotineiro e não mais uma obrigação.
 
Existem vários tipos de exercício: o aeróbio, cuja função é melhorar a capacidade cardiovascular, oxigenar os tecidos, além de ajudar a queimar calorias e produzir endorfinas, que promovem a sensação de bem estar psíquico. Alguns exemplos seriam a caminhada, bicicleta, corrida, e qualquer outro exercício que aumente os batimentos cardíacos e mantenha-os regulares.

 
Outra modalidade é o exercício de contra resistência, que auxilia o tônus muscular, melhora a densidade óssea e protege as articulações.
 
Alguns exemplos seriam a musculação ou qualquer tipo de ginástica ou hidroginástica que faça um trabalho intenso localizado, como as ginásticas ou hidroginásticas que usam pesos. Este tipo de exercício, além de modelar o corpo, fortalece certos músculos importantes na 3ª idade, fator importante na proteção de quedas e lesões. Por último, temos os exercícios de alongamento, que aumentam a flexibilidade. Alguns tipos de exercício como yoga e pilates utilizam muito alongamento com um pouco de exercício de contra resistência.
Portanto os 3 tipos de exercícios são benéficos e se complementam entre si.

O primeiro passo para quem deseja iniciar uma atividade física é consultar seu médico para verificar se existe alguma contra indicação para se exercitar, como hipertensão descompensada ou problemas ósseos ou articulares. Depois o passo mais importante é comprar um tênis adequado, a menos que opte pela natação, hidroterapia ou hidroginástica.
  
Se você tiver dúvida por onde começar, eu diria que o mais imediato e fácil seria iniciar com pequenas caminhadas ao longo do dia. Hoje sabe-se que 30 minutos de atividade aeróbia 5 a 6x na semana é extremamente protetor contra as doenças cardiovasculares. Estes 30 minutos podem ser divididos em 3 blocos de 10 minutos (sem interrupções) a qualquer hora do dia. Na minha opinião, a melhor hora para se exercitar é de manhã, pois embora teoricamente o horário não faça diferença, em termos comportamentais, de manhã temos menor tendência de desistir, além de usufruirmos do bem estar que o exercício nos proporciona. Portanto, mesmo uma pequena caminhada e um alongamento ao acordar vão lhe trazer bem estar no resto do dia.

Desta forma, criar a rotina de “calçar o tênis” é o movimento “interior” mais importante para que o exercício se torne realmente um hábito. Porém, hábitos só se incorporam na nossa vida se tivermos persistência e tentarmos torná-los um prazer.
 
Transforme o exercício no seu momento diário de reflexão, na brisa de oxigênio que você recebe toda manhã e que alimenta não apenas o corpo, mas também a mente e a alma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário