quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Nem todo tipo de gordura faz mal. Nossa expert em nutrição explica por que e conta onde estão as gorduras "boas"



Quando falamos em gordura, logo a associamos a engordar. Isso é explicado pelo fato de que ela oferece 9 calorias por grama, enquanto carboidratos e proteínas fornecem apenas 4 kcal/g. Porém, mesmo sendo o nutriente de maior valor calórico da dieta, a gordura é importante para a saúde – desde que seja a “boa”, conhecida como insaturada (poli ou monoinsaturada). Esse tipo de gordura ajuda no desenvolvimento porque fornece ao organismo ácidos graxos essenciais como o ômega 3 e ômega 6, e reduz o colesterol ruim, ajudando a prevenir a formação de placas nas artérias e, consequentemente, os problemas cardíacos.

Boas fontes desse tipo de gordura são azeites, abacate, sementes, peixes e óleos vegetais, assim como margarinas, maioneses e molhos para saladas. Por muito tempo se pensou que estes produtos, por serem industrializados, eram contra-indicados. No entanto, a composição atual deles não contém gordura trans e fornece quantidades adequadas de gordura mono e poliinsaturada.

Por isso, ao invés de apontar a gordura como vilã da dieta e tentar a todo custo eliminá-la, é mais inteligente olhar para que tipo você está ingerindo. É recomendável evitar somente a gordura trans e as saturadas, presentes em carnes, leite integral e derivados, como a manteiga, o requeijão e o creme de leite, entre outros alimentos de origem animal. Ela aumenta o LDL, colesterol conhecido como ruim, e contribui para elevar o risco de doenças cardiovasculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário