segunda-feira, 26 de julho de 2010

Correr para ficar saudável



Na hora de escolher uma atividade física, uma das modalidades mais lembradas é a corrida, praticada tanto por homens quanto pelas mulheres. Atualmente, houve um aumento do número de adeptos, fato que pode ser conferido na enorme quantidade de participantes de maratonas em todo o mundo.

Para o consultor esportivo José Rubens D´Elia, este crescimento está intimamente ligado ao prazer que a corrida proporciona, aliado ao fato da maior conscientização das pessoas em relação à necessidade de praticar atividades físicas regulares. "A pessoa começa fazendo uma caminhada e aos poucos aumenta a velocidade e a satisfação com o exercício", afirma ele.

Uma outra característica do esporte é que ele pode ser praticado em qualquer lugar: na rua, no parque, no calçadão e até mesmo em uma esteira dentro do apartamento ou na academia. O acessório indispensável é um bom tênis, especialmente desenvolvido para este fim, além de disposição e o aval do médico. Também é importantíssimo fazer um check-up anual de saúde após os 30 anos.

Quem pretende treinar deve ficar atento a alguns cuidados fundamentais para alcançar bons resultados. Em primeiro lugar é preciso adaptar gradualmente o corpo ao novo exercício. "Depois de alongar, comece intercalando dois minutos de caminhada com três de trote durante 15 minutos e vá aumentando o tempo aos poucos", ensina o consultor.

No início, quem não tem ainda bom condicionamento físico pode sentir dores, mas depois de algum tempo treinando por, pelo menos 30 minutos, durante três vezes por semana elas deixarão de aparecer.
Outro aspecto importante a ser considerado é o tipo de piso. "Evite o concreto e o asfalto, dando preferência aos terrenos de terra e cobertos de grama, que absorvem melhor o impacto", alerta D´Elia.

Para quem está começando, ele recomenda os clubes de corrida, pelo qual se paga uma taxa para correr na companhia de outras pessoas.

Se o desânimo surgir, não desista logo de cara, pois a preguiça costuma ir embora quando se corre de três a quatro vezes semanais. Isso acontece devido à estabilização do neurotransmissor dopamina, que quando está em baixa é o responsável pela preguiça.

E sempre que surgir a vontade de parar, pense nos benefícios que o esporte proporciona. Além de ajudar a desenvolver a massa muscular e emagrecer, ele ajuda a fortalecer o sistema cárdio-respiratório, reduz o estresse, colabora para aumentar sua produtividade e entusiasmo. Afinal, ele aumenta a produção dos neurotransmissores endorfina e serotonina, responsáveis pelo humor.

Para quem reclama que só tem tempo durante os finais de semana para praticar exercícios, D´Elia aconselha que, ao invés de correr, faça uma caminhada com trote ou ande de bicicleta aos sábados e domingos. E para completar, procure se movimentar durante os outros dias subindo e descendo escadas, indo à padaria a pé, caminhando com o cachorro etc.

Porém, nunca deixe de praticar alguma atividade física, aliada a uma alimentação saudável, variada e equilibrada. Sua saúde depende principalmente de você!
 
José Rubens D´Elia, fisiologista do exercício, consultor esportivo e preparador físico de atletas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário