segunda-feira, 26 de julho de 2010

Exercícios combatem o estresse



Quando pensamos em qualidade de vida, temos de levar em conta também o controle das nossas emoções e a maneira como encaramos e lidamos com os problemas que se apresentam. Em outras palavras, precisamos aprender a controlar o nível de estresse.

Neste processo, a prática de atividades físicas regulares é uma das grandes aliadas contra o estresse. "Os outros pilares do controle do estresse são uma alimentação rica em frutas, legumes e verduras; e o relaxamento muscular e mental, alcançado também pela prática de esportes, yoga e exercícios respiratórios", afirma a psicóloga Marilda Emmanuel Novaes Lipp*.

O consultor esportivo José Rubens DElia** explica que a oxigenação do sangue conseguida com o exercício ajuda a ativar os neurotransmissores, substâncias que ajudam a tranqüilizar e dar prazer, como a serotonina, a endorfina e a dopamina.

"A atividade física funciona como um agente de liberação da tensão, por isso ajuda, mas sozinha não consegue controlar o estresse. Para isso é preciso procurar o médico, que identificará as fontes do problema e indicará o tratamento", diz ele.

Os exercícios mais indicados, segundo DElia são os aeróbios (natação, caminhada, corrida, andar de bicicleta), somados aos que promovem relaxamento, como a yoga.

Como funciona o estresse?

Para entender a importância dos movimentos físicos para o controle do estresse é necessário conhecer seu mecanismo. Marilda explica que, em momentos de perigo e tensão, nosso organismo libera uma carga muito alta de adrenalina e hormônios que aumentam nossa força física e nos ajudam a lutar contra o agressor.

E essa reação não é nova. "O homem das cavernas já convivia com o estresse e dependia dele para sobreviver e enfrentar os perigos que se apresentavam à sua frente o tempo todo, como os animais selvagens", diz a psicóloga.

Hoje em dia, apesar de todos os problemas contemporâneos que temos de enfrentar, não precisamos enfrentar o inimigo da mesma forma que nossos antepassados pré-históricos. Porém, continuamos reagindo biologicamente igual ao nos depararmos com dificuldades no trabalho, na vida pessoal, no trânsito: ficamos cheios de adrenalina e com força física aumentada, prontos para reagir contra quem nos desafiar.

Felizmente, a maioria das pessoas consegue se controlar, mas todas estas substâncias não se evaporam no ar. Por isso é fundamental utilizar toda essa energia física para ajudar a controlar o estresse e outros males (como hipertensão arterial, diabetes, obesidade, problemas cardíacos e gástricos).  

Utilize sua energia em prol da saúde!

"Em momentos de estresse, todo o corpo fica em alerta, pronto para o ataque. Se uma pessoa costuma gastar sua energia diariamente caminhando, nadando, dançando e se exercitando de qualquer maneira, ela conseguirá aproveitar a força em seu benefício e diminuirá os níveis daquelas substâncias no organismo".

Para que a atividade física seja eficaz, é preciso que ela seja praticada regularmente, de preferência todos os dias (ainda que por apenas meia hora).

"É importante que a prática seja diária, de maneira a ajudar a pessoa a retomar o equilíbrio. Mas quem alega que não tem tempo de jeito nenhum, deve fazer, no mínimo, três vezes por semana. E de preferência mais de trinta minutos, pois é depois deste tempo que ocorre o relaxamento", afirma DElia.

Por último, é importante ressaltar a questão do prazer. "O exercício não pode ser um sacrifício. A pessoa precisa gostar da atividade que escolheu, ela não pode ser mais um fator de stress", diz o consultor.

E não deixe de considerar também a necessidade do relaxamento e a alimentação equilibrada e saudável.

Para completar, procure seguir algumas dicas:

  • Aprenda a dizer não para não ficar sobrecarregada

  • Adote uma postura positiva diante da vida

  • Relacione suas prioridades na vida

  • Evite o fumo e as bebidas alcoólicas e não abuse do café

    Inicie hoje mesmo seu programa de exercícios anti-estresse e conquiste tranquilidade, além de um corpo mais bonito e saudável.


  • Marilda Emmanuel Novaes Lipp é psicóloga especialista em stress, com vários livros publicados sobre o assunto. Diretora do Centro Psicológico de Controle do Stress e presidente da Associação Brasileira de Stress. 

    José Rubens DElia, fisiologista do exercício, consultor esportivo e preparador físico do velejador heptacampeão Robert Scheidt. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário