quarta-feira, 28 de julho de 2010

Corrida às academias preocupa médicos



Com proximidade do verão, muitos recorrem às academias para estar em forma. Malhação apenas nesta época pode trazer problemas.

Com o início da primavera, muitos já estão de olho no verão. E para chegar à estação com o corpo com uma boa forma é comum o aumento da procura pelas academias. Apesar de não haver uma pesquisa que revele o percentual, o crescimento de alunos nas academias nestas estações é percebido em todas as regiões do Brasil. E essa corrida contra o tempo tem preocupado os médicos que alertam sobre os riscos de lesões e outros problemas de saúde.

Para o ortopedista Vicente Carlos Franco Macedo o fato de praticar atividade física apenas em determinada estação já é um problema. Porque a regularidade é fundamental para que o músculo não produza ácido lático, substância que gera disconforto ou dores no dia seguinte.

“Este erro é encontrado com frequência no consultório. Temos que entender que a saúde dos órgãos é a base da vida. Mas os músculos foram esquecidos por muito tempo. Por isso, hoje defendo que a musculação deve ser feita três vezes por semana, em todas as estações”, alerta.

“O problema maior é o exercício de impacto sem uma força muscular adequada. Ou mesmo a prática somente de uma atividade aeróbica, como futebol, tênis ou basquete. Nestes casos ocorre uma sobrecarga no quadril e joelhos o que poderá evoluir com artrose de difícil tratamento explica o médico.

Orientação

Segundo Vicente, a indicação das atividades deve ser realizada individualmente e, de preferência, com auxílio de um médico. “Antes de iniciar um exercício é preciso avaliar a particularidade de cada um, como, por exemplo, se possui algum desvio no joelho e não se basear apenas pela idade, como algumas pessoas pensam”, orienta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário