quarta-feira, 28 de julho de 2010

Prática de futebol para jovens exige atenção



Intensidade dos treinos pode ocasionar lesões e prejudicar crescimento

Com a realização dos jogos da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, muitas famílias se veem com o sonho de ter os filhos defendendo o país na próxima edição do mundial que será disputado no Brasil, em 2014.
Mas os médicos alertam que esses pais e filhos devem segurar a ansiedade para evitar riscos à saúde. “Quando os treinos são intensos, a sobrecarga reduz a produção do hormônio IGF1, o que pode provocar microtraumatismos nas placas dos ossos. Principalmente, se esses treinos forem durante a puberdade, quando ossos, músculos e tendões se desenvolvem”, explica Vicente Carlos Franco Macedo, ortopedista membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – SBOT.

O médico explica ainda que o problema está relacionado a carga exagerada de treinos, não ao esporte. “O futebol praticado com amigos ou mesmo na escola durante a semana, com duração média de uma hora, não oferece riscos. Sendo este, importante para desenvolvimento dos jovens”, esclarece Vicente.

Portanto, para os pais que pretendem inserir os filhos em escolinhas de futebol, o ortopedista orienta sobre a necessidade da avaliação médica antes. “Mesmo com a liberação médica, é importante que os pais fiquem atentos a alimentação e duração dos treinos”, destaca.

Segundo Vicente, se esses cuidados não forem tomados, os jovens podem apresentar problemas de lesões nos tendões e nos músculos, exatamente como acontecem com atletas profissionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário