quarta-feira, 28 de julho de 2010

Saiba mais sobre como controlar a Fibromialgia



Atualmente, não há cura para a fibromialgia, mas existem muitos passos que você pode tomar para entender a sua doença e controlar seus sintomas. O tratamento é focado na gestão da dor, fadiga, depressão e outros sintomas comuns na fibromialgia em uma tentativa de quebrar o ciclo de aumento da sensibilidade à dor e diminuição da atividade física. Cada pessoa pode reagir a uma combinação de diferentes tipos de tratamentos.

O tratamento pode incluir:
  • Medicamentos para ajudar a dormir melhor, relaxar os músculos, ou aliviar dores musculares e articulares. Dentre os medicamentos, seu médico pode sugerir antidepressivos tricíclicos, relaxantes musculares como a ciclobenzaprina (Miosan), anticonvulsivantes (também chamado de anti-epilépticos),  mistos (ou dupla) inibidores seletivos da recaptação ou, menos frequentemente, analgésicos sem receita .
  • Terapia de Exercício para aliviar dores musculares e aumento da energia.
  • A terapia cognitivo-comportamental para ajudá-lo a aprender a controlar sua dor.
O ínício do tratamento também é uma parte vital na gestão da fibromialgia. Seus esforços para obter o exercício regular, melhorar os seus hábitos de sono, e reduzir o stress são tão importantes para seu tratamento como qualquer medicamento que o seu médico possa prescrever.
 
O tratamento inicial

Se você tiver acabado de ser diagnosticado com fibromialgia, seus objetivos iniciais de tratamento podem incluir:
  • Iniciar um programa de exercício físico regular. Obtendo o exercício consistente, especialmente exercício cardiovascular, é uma das melhores maneiras de controlar a fibromialgia. É importante que o progresso do seu programa de exercícios seja feito lentamente, assim você tem menos chance de ter músculos doloridos que fazem você querer deixar de fazê-los.
  • Identificar problemas de sono, se os tiver, e aprender sobre as formas de obter um sono mais reparador.
  • Aliviar a dor e a rigidez com medicamentos e calor.
  • Identificar “gatilhos” que parecem agravar os seus sintomas e aprender a evitar ou controlá-los. Um gatilho pode ser qualquer coisa que aumente os seus sintomas. Podem incidir sobre o tempo, atividades, eventos estressantes ou falta de sono.
  • Partir para um programa de terapia cognitivo-comportamental para ajudá-lo a aprender a relaxar, reduzir o stress e controlar sua dor. Além de diminuir a dor e a fadiga, pode melhorar seu humor e capacidades de funcionamento.
Com algumas orientações e instruções, você será capaz de começar a trabalhar sobre a maioria destes objetivos em casa. Você pode ter uma equipe de profissionais de saúde para ajudá-lo. A equipe pode incluir: médico, reumatologista ou um endocrinologista, um fisioterapeuta e um psicólogo.
 
O tratamento

Redução de exercícios, sono e estresse podem ser extremamente úteis no controle de seus sintomas. Os sintomas da fibromialgia vão e vem várias vezes, por isso é importante manter seus esforços um tratamento a longo prazo em sua própria casa.

Prescrição de medicamentos pode ser útil para determinados sintomas, incluindo dor e problemas de sono. Converse com seu médico se você acha que os medicamentos que está tomando não estão ajudando. Pode haver outras alternativas. Lembre-se que a sua necessidade de medicamento pode mudar ao longo do tempo.

Outra parte importante do tratamento para a fibromialgia é quando possível, evitar ou limitar sua exposição aos “gatilhos” ou “stress” que agravam os seus sintomas. Frio ou clima úmido, sono ruim, fadiga, estresse físico ou emocional parecem ser fatores de estresse comum as pessoas com fibromialgia. Pode não ser possível evitar essas coisas completamente, mas você pode aprender maneiras de reduzir o estresse, prática de melhores hábitos de sono e evitar exacerbar-se.

Atenção aos sinais de depressão ou ansiedade, que são comuns em pessoas com fibromialgia e podem gerar problemas com o sono e as sensações de dores. Estes muitas vezes podem ser tratados com sucesso.

Muitas pessoas com fibromialgia tem outros conjuntos ou doenças musculares (como a artrite reumatóide ou lupus) que precisam ser tratados. Certifique-se de relatar quaisquer sintomas novos ou agravamento de problemas com o seu médico.
 
O tratamento se a condição se agrava

A fibromialgia não é uma doença progressiva e não causa nenhum dano físico permanente. Mas os sintomas podem ser debilitantes, e você pode passar por períodos de tempo que você se sente pior do que o habitual.

Se aparecerem novos sintomas ou se os sintomas existentes piorarem, discuta as suas preocupações com o seu médico. Ele talvez necessite reavaliar o seu tratamento. Também pode achar necessário ajustar a prescrever medicamentos diferentes.

Também é possível que novos sintomas ou agravamento possam estar relacionados a uma condição diferente. Seu médico pode avaliar esta possibilidade também, mas só se você deixar que ele que você está tendo problemas.

O que pensar à respeito

Embora o exercício possa ajudar a maioria das pessoas com fibromialgia, não há um tratamento especial que destaca-se como o mais eficaz. O tipo de tratamento que você precisa pode basear-se em:
  • A gravidade dos seus sintomas.
  • Se sua condição perturba sua vida diária.
  • Que tipos de mudanças em sua vida que você está disposto e capaz de fazer.
Como os sintomas da fibromialgia podem ir e voltar, você pode achar que é difícil avaliar se um determinado tratamento é realmente efetivo. Diferentes pessoas podem reagir de forma diferente para cada tipo de tratamento. Pode levar tempo e você pode ter que tentar vários tratamentos diferentes para encontrar uma abordagem que funcione para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário