sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Aprenda a ter uma boa noite de sono



Dormir bem melhora o humor, a memória, previne doenças e faz você viver mais. A ciência não para de comprovar os benefícios de uma noite bem dormida. Mas os prejuízos para quem dorme mal também são grandes. Se você acorda cansado, tem insônia e dificuldades para dormir, sente sono durante o dia, é sinal que seu sono não está correto. Confira dez dicas para dormir bem e acordar mais disposta:

1. Manter o quarto arejado durante o dia. À noite, porém, escureça-o bastante. Faça de seu ambiente de sono um lugar realmente bom. Sem ruídos durante a noite. Conserve o quarto limpo e com temperatura adequada: no verão, refresque-o; no inverno, aqueça-o.

2. Evite ingerir álcool ou cafeína nas horas próximas de iniciar o sono. À noite, não tome bebidas cafeinadas e limite ao máximo aquele chopinho ou a dose mínima de uísque ou qualquer outra bebida destilada. Além de evitar café e chá preto, fique longe de refrigerantes. Prefira sempre suco e água.

3. O uso constante de tranqüilizantes é das armadilhas mais detestáveis para se conseguir um bom sono regular. Evite soníferos de controle de venda nas farmácias. Os ansiolíticos, tranqüilizantes e soníferos podem criar hábitos indesejáveis para a conciliação do sono regular.

4. Antes de ir para a cama só faça refeições leves. Que tal um chazinho de camomila ou erva cidreira acompanhado de torradinhas simples? Uma pêra ou uma maçãzinha também ajuda a manter o estômago satisfeito sem interferir na conciliação do sono bom.

5. Evite exercícios físicos nas horas próximas de ir para cama. Mas não renuncie aos exercícios pela manhã ou durante o dia. Fazer caminhadas e corridas sob orientação médica, nadar, andar de bicicleta e aderir à musculação em academias são práticas das mais saudáveis e ajudam na arquitetura do sono correto.

6. Estabeleça horários regulares para dormir e acordar. A noite existe para o descanso e o sono completo. O dia é próprio para as atividades do trabalho, do estudo e do lazer. Respeite seu ritmo biológico. Assim, não se deve cochilar durante o dia. A menos que se trate de criança ou idoso.

7. Preste atenção em atividades negativas ao bom sono porque estimulam o estado de alerta. Portanto, evite usar, duas horas antes de dormir, computadores e Internet. Para alguns, TV e leitura podem ajudar na indução do sono. É preciso saber o que é melhor para cada um.

8. Banho relaxante ajuda a dormir. Portanto, uma banheira morninha, com sais e massagem leve, quem sabe seguida de meditação, respiração sob controle e posições de relaxamento são sempre muito bem vindo quando a noite chega e você se propõe a afastar preocupações e estresses.

9. Antes de ir para o quarto, é fundamental aplacar as ansiedades do dia a dia. Não vá para a cama assim que chegar do trabalho. Primeiro tome um banho morno, procure relaxar, para só então ir se deitar.

10. Finalmente, vá para a cama somente quando estiver com sono. Mas deixe a cama caso não consiga dormir logo. E retome atividades relaxantes em ambientes com pouca luminosidade até ter sono novamente. Controlar as horas no relógio ao se deitar também é ruim, pois aumenta a ansiedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário