segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Bolsas baratas podem prejudicar a saúde



Grandes quantidades de chumbo encontrado nas peças, podem provocar intoxicação e outras doenças.

Seguir as tendências da moda e manter a saúde em dia: esta é uma união perfeita que não combina com o uso das bolsas femininas baratas, tipo fabricadas na China. O especialista em patologia clínica e Coordenador Médico Nacional da Medilar Gestão em Saúde, Dr. Horizonte Sakalauskas Pretel, explica que estes acessórios podem conter altos níveis de chumbo, o que é prejudicial ao organismo.

Em junho deste ano, pesquisadores do Center for Environmental Health de Oakland, Califórnia, EUA, demonstraram que bolsas femininas feitas de couro sintético ou vinil continham altíssimos níveis do componente: 54000 ppm (cerca de 90 vezes o limite de 600 ppm permitido por lei daquele Estado). Ainda presente em vários produtos que usamos diariamente como alguns cosméticos, lacres de garrafas de vinho, brinquedos antigos, artefatos de vidro e porcelana, tintas para telas, nas emissões industriais, a exposição constante ao chumbo pode provocar intoxicação. “Diariamente estamos expostos a pequenas quantidades desse metal, seja através da respiração, da pele ou dos alimentos ingeridos. Apesar do efeito cumulativo, o organismo de pessoas saudáveis consegue excretar pela urina e fezes a maior parte do chumbo ingerido, impedindo que ocorram níveis tóxicos ao longo dos anos. Contudo, se o organismo estiver debilitado, houver desnutrição, má alimentação ou a exposição for aumentada, pode ocorrer intoxicação, o que na maior parte das vezes ocorre de modo insidioso ao longo de vários anos e até décadas”, afirma Dr. Horizonte.

O especialista ainda ressalta os malefícios que o excesso do chumbo pode causar ao organismo humano: “Em adultos, a exposição ao chumbo durante longos períodos de tempo pode causar problemas como dificuldades de memorização, formigamentos e sensação de picadas nos dedos das mãos e pés, alteração urinária, fraturas ósseas, hipertensão arterial, doença cardíaca, entre outros males. Em crianças pode resultar em dificuldades para aprender, dano cerebral e até mesmo comportamento violento na idade adulta”.

Para a escolha correta de uma bolsa, Dr Horizonte dá algumas dicas importantes:

• Procure informações com a Anvisa (www.anvisa.org.br.) ou o INMETRO (www.inmetro.gov.br.) ou até no centro de toxicologia de seu estado (http://www.anvisa.gov.br/toxicologia/centros.htm) para saber, dependendo do tipo de produto, quais são os limites máximos permitidos para a concentração de chumbo.
 
• Se você for comprar uma bolsa ou carteira compre uma que seja feita de produto natural ao invés de couro sintético ou vinil.
 
• Se você já possui uma bolsa de couro sintético, pintada em cores amarelas ou derivadas, certifique-se que crianças não brinquem com ela. Recomenda-se também lavar as mãos depois de manuseá-la.
 
• Peça informações na sua loja de acessórios favorita a respeito de produtos que contenham chumbo e evite comprá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário