segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Série Especial: Os hábitos alimentares na Região Sudeste

 
 
Para terminar a nossa série de matérias especiais sobre os hábitos alimentares nas regiões brasileiras, vamos falar sobre o Sudeste, a região de maior população e desenvolvimento econômico.

Diversidade e riqueza são as principais característica da culinária da Região Sudeste. Como nas demais regiões do País, a geografia e os imigrantes que aportaram nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo foram os principais fatores de formação da gastronomia regional.

Mas a concentração de riqueza e as novas levas de imigrantes que chegaram no início e ao longo do século 20 acrescentaram novos elementos à culinária local. Principalmente nos grandes centros da região, muitos pratos brasileiros convivem lado a lado com quitutes de outras nacionalidades, como o sushi dos japoneses, as esfihas libanesas e as macarronadas italianas.

São Paulo, capital econômica, também é reconhecida por ser a capital gastronômica do país. A fama se justifica pelo alto nível de um bom número de restaurantes e pela abrangência de cozinhas de diferentes nacionalidades. As demais capitais (Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória) também contam com bons restaurantes, mas em menor número do que na capital paulista.

À medida que deixamos os grandes centros, percebemos um contraste com a cozinha do interior, que preserva boa parte das tradições gastronômicas do Sudeste. O interior mineiro é o principal representante, com uma culinária farta e substanciosa, a cozinha de fazenda, bastante apreciada também pelos paulistas do interior.

Os contrastes e a diversidade, porém, dificultam a identificação dos sabores tipicamente brasileiros. As influências de afro-brasileiros, indígenas e portugueses continuam sendo a base da comida inventada no Sudeste – sendo que a participação de cada um varia de acordo com o Estado.

Mineiros e paulistas trazem de herança hábitos dos escravos africanos. Os fluminensess conservam muito das tradições portuguesas. Os três Estados ainda têm em comum os botecos e seus acepipes, que começaram a se espalhar com a industrialização e hoje são verdadeiras instituições da região. Em Minas, há até um festival para os petiscos de botequim.

O Espírito Santo, por sua vez, fica deslocado em relação aos outros Estados da região e mantém traços mais indígenas em seus pratos mais representativos, como a moqueca capixaba (de camarão, de peixe, de siri). Tudo rigorosamente acompanhado de pirão.

Agora, vamos conhecer melhor os pratos típicos de cada estado.

Comida Mineira

Pode ser que não, mas talvez a comida mineira seja uma das mais conhecidas do Brasil. Com um delicioso ‘’toque rural’’, os mineiros têm a sorte de poder comer iguarias que só são encontradas aqui.

- Pão de Queijo: Não há nada mais tradicional para o café da manhã mineiro do que um cafezinho quente com um bom pão de queijo. Hoje em dia já existem variações, como os pães de queijo recheados, que ficam ainda mais saborosos.

- Galinha Caipira: Não há espaço para a galinha de granja. Os mineiros gostam é de uma boa galinha caipira, feita com bastante caldo e batatas assadas para acompanhar. Há quem não goste muito por ela ficar um pouquinho mais dura, mas somente se não preparada direito.

- Tutu de Feijão: Dispensa comentários. Um prato típico mineiro é: arroz, couve, tutu de feijão e torresmo, ou leitoa a pururuca. Outros pratos são a canjiquinha e o feijão tropeiro.

Comida Paulista

São Paulo tem uma variedade enorme de opções. Em cada lugar há um restaurante ou barzinho que trás pratos do mundo todo para o Brasil. Mas sem dúvidas há as especialidades paulistas.

- Pizza: Só perde para a Itália. Mas há que diga que as pizzas de São Paulo são as melhores do mundo. Outro prato paulista é o churrasco. Eles também são bons em oferecer um churrasco de qualidade.

Cozinha do Espírito Santo

Como é uma região litorânea, os pratos típicos são basicamente à base de frutos do mar e outras iguarias. Mas como para o mineiro o acompanhamento é sempre o arroz branco, para eles, o acompanhamento é sempre o pirão – uma espécie de sopa mais grossa, ou um purê, feito de farinha de mandioca.

Cozinha do Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, por ser um estado que também atrai muitos turistas, assim como São Paulo, apresenta uma variedade enorme de pratos para todos os gostos. Mas certamente, o prato mais conhecido em todo o Brasil e que é típico do Rio de Janeiro é a nossa tão famosa feijoada. Outros pratos típicos de lá são os bolinhos (de bacalhau, de carne, de queijo) e também a canjiquinha e caldos e sopas em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário