sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Saiba como engordar com saúde e sem abusos



Em alguns casos, as tentativas de engordar rápido e disfarçar pernas e braços finos levam as pessoas a se precipitarem quanto à estratégia correta para ganhar peso. Preocupadas em números mais interessantes na balança, muitos utilizam remédios e iniciam dietas com muitas calorias, nem sempre com atenção voltada para a saúde.

Nutricionistas explicam que frituras e doces podem exigir mais trabalho digestivo para o organismo, mais gasto de energia e, no fim, chances menores para formação de gordura e músculos ausentes.

O cuidado com gorduras e o controle no aumento do colesterol HDL e dos triglicerídeos são preocupações dos especialistas ao tratar pacientes com baixo peso. A dieta adequada deve conter vitaminas e minerais, calorias que podem ser aumentadas e não simplesmente açúcar e gordura.

Desconforto

Deixada em segundo plano na comparação com o debate sobre obesidade, a magreza excessiva também é uma condição capaz de gerar desconforto e pressa para engordar.
 
Assim como uma pessoa tem dificuldade para perder peso, o magro também faz dietas malucas, e a sensação é a mesma. O que mais perturba é o vestuário, pois as pessoas têm a ideia de que toda roupa cai bem com o magro, mas pernas e braços sempre incomodam.

Diagnóstico

Para saber se uma pessoa é magra por natureza ou se possui algum distúrbio alimentar ou doença, os especialistas solicitam exames de sangue para detectar indícios de anemia, deficiência de vitaminas no corpo, medir níveis de proteína e a qualidade de cabelos, pele, unha e mucosas.

Câncer, doenças intestinais e deficiências como intolerância ao glúten ou à lactose são exemplos de causas para a magreza excessiva.

O Índice de Massa Corporal (IMC), padrão internacional usado para calcular a relação entre altura e massa ideal nas pessoas, também serve como base para identificar casos de obesidade ou magreza em pessoas acima de 18 anos (veja tabela abaixo).

Valor do IMC            DiagnósticoAbaixo de 18,5        Excesso de magreza
Entre 18,5 e 24,9     Peso normal
Entre 25 e 29,9       Excesso de peso
Entre 30 e 34,9       Obesidade (grau I)
Entre 35 e 40          Obesidade (grau II)
Acima de 40           Obesidade (grau III)


Há muitas pessoas abaixo do peso por causa da genética que em geral comem bem, mas pouco. Existem vitaminas que ajudam a abrir o apetite nesses casos, porém não existe medicamento milagroso.

Mantendo o peso

Vale destacar a importância de associar atividade física com uma boa alimentação. Quando a pessoa começa a ganhar peso, se não fizer exercício, começa a ter barriga, especialmente depois dos 30 anos. Se o objetivo for fortalecer braço ou perna, a pessoa deve fazer musculação ou aulas de jazz, dança e pilates, por exemplo.

Quem faz atividade física para manter peso não pode parar. As pessoas sempre esperam milagres, têm pressa, querem remédio. É preciso cuidado com a rotina de exercícios, especialmente no caso dos aeróbicos, seja para intensificar ou reduzir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário