domingo, 8 de agosto de 2010

Como evitar o Torcicolo [dores no pescoço]



Postura inadequada, especialmente na hora de dormir ou trabalhar, estresse emocional, excesso de carga, desequilíbrio postural e fadiga. Essas são algumas das causas que podem levar a pessoa a ter um torcicolo, um distúrbio do pescoço caracterizado pelo enrijecimento dos músculos da região, fazendo com que os movimentos da cabeça se tornem muito dolorosos e limitados. O que muita gente não sabe é que existem diversos tipos de torcicolo. Veja abaixo:

- Repentino: decorrente de uma contratura muscular, que pode ser resultado de má postura do pescoço, movimento brusco, tensão, exposição ao frio ou má posição ao dormir;
 
- Congênito: Até os bebês podem ter o problema, logo no nascimento, geralmente causado pela contratura do músculo esternocleidomastóideo (liga o osso esterno e a clavícula) durante o parto. Caso não ocorra um tratamento adequado (fisioterapia), a criança pode crescer com a cabeça desviada para a direção da lesão e o queixo para o lado oposto;
 
- Espasmódico: espasmos neurológicos irreversíveis, de causa desconhecida, desviam frequentemente a cabeça para um lado.

E você sabe qual é o principal inimigo do pescoço e um dos principais causadores do torcicolo? O travesseiro. O tamanho, a expessura e o material devem ser respeitados na hora da compra. Sem o apoio correto, o pescoço sofre problemas estruturais que interferem nos processos recuperativos noturnos, todos coordenados pelo cérebro de forma inconsciente.

O tamanho do travesseiro muda de acordo com a forma em que a pessoa dorme. O quiropraxista australiano Jason Gilbert, autor do livro “O Segredo da Coluna Saudável – Siga os passos para uma coluna sem dor” (Editora Gaia), passa algumas dicas:

• Independente do modo que você dorme, o travesseiro deve estar embaixo da cabeça, nunca dos ombros;
 
• Ele deve ter uma espessura em que deixe a cabeça no mesmo alinhamento da coluna vertebral quando estiver de barriga para cima;
 
• Quando estiver de lado, a orelha deve estar na mesma linha do ombro;
 
• Aqueles que dormem de lado não podem usar o travesseiro nem baixo, nem alto demais para manter a curva do pescoço. Isso também serve para quando estiver deitado de barriga para cima.

Mas os cuidados não param por ai. Existem outros costumes que também podem ser evitados para ajudar na prevenção do torcicolo. Veja o que fazer e o que não fazer:

O que fazer:
 
Mover a cabeça freqüentemente quando passar muito tempo trabalhando no computador
Colocar gelo quando estiver dolorido e inflamado
 
Ao investigar a causa e realmente estiver com torcicolo, ao invés de tomar um remédio prefira fazer um ajuste quiroprático

O que não fazer:
 
Não ficar muitas horas com a cabeça flexionada ou inclinada para o lado por muito tempo
 
Não dormir de bruços ou no sofá usando o apoio para colocar a cabeça
 
Não usar o telefone entre os ombros e a orelha

Se mesmo assim a dor surgir ou persistir, Jason Gilbert aconselha fazer um ajuste quiroprático imediatamente, alongamentos e movimentos para o pescoço. “Não use colete e prefira gelo ao invés da compressa com água quente, pois ela inflama ainda mais o pescoço”, afirma.

Saiba mais sobre a Quiropraxia:
 
A quiropraxia dedica-se a prevenção, diagnóstico e tratamento de disfunções do sistema neuro-músculo-esquelético, ou seja, de problemas nas articulações, músculos, tendões, nervos e outras estruturas e de seus efeitos sobre o sistema nervoso e a saúde em geral. Ela resolve problemas sem cirurgia ou medicamentos, através de vários métodos terapêuticos, em especial a manipulação ou ajustamento articular.

Nenhum comentário:

Postar um comentário