sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Academias unem jogos eletrônicos e aparelhos de ginástica



Cada vez mais interessadas em atrair novos alunos e proporcionar qualidade de vida mesmo para quem não gosta muito de praticar exercícios, as academias buscam sempre inovações em matéria de atividades físicas. Se para os adultos já é difícil, levar as crianças de hoje a praticar esportes pode ser uma tarefa complicada. Principalmente porque a maioria delas passa grande parte do dia em frente ao computador. 

Uma novidade que promete quebrar essas barreiras é a integração de jogos de vídeo game aos aparelhos de ginástica. Um "fitness center" aberto recentemente na Califórnia está testando a inovação com crianças americanas. E parece estar alcançando bons resultados, já que elas permaneceram 70% a mais do tempo nos novos aparelhos em relação ao tempo gasto nos tradicionais.
 
A diversão baseia-se em games como "The Groove 2", um jogo estilo DDR (Dance Dance Revolution); "Cybex Trazer", que baseia-se em uma realidade virtual de fitness; além de jogos de corrida para esteiras e bicicletas, que dão um maior realismo para cada passo ou pedalada.
 
Além disso, é possível divertir-se com seu computador pessoal ou consoles através de um controle especial chamado "Kilowatt Sport", que tem o papel de “traduzir” a intensidade de movimento e força da pessoa para os comandos de um controle convencional.
 
Além do sucesso em relação à aceitação por parte das crianças, a inovação poderá auxiliar a modificar o quadro atual de obesidade infantil que avança no Brasil e no mundo, aliado à invasão do mundo digital na vida cotidiana.
 
Uma pesquisa realizada em julho de 2008 pelo Ibope/NetRatings mostrou que as crianças brasileiras gastaram cerca de 19h28min na frente do computador em um único mês. Somado a isso, segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem), 15% das crianças e adolescentes do país estão acima do peso ideal, dados que preocupam os profissionais da saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário