segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Como parar hemorragias



Os cortes superficiais são lesões muito comuns no nosso dia-a-dia. Quando ocorre uma hemorragia ligeira, o tratamento em casa,  normalmente é o bastante e bem sucedido. Se o corte ocorrer na cara ou nas mãos, pode ficar uma cicatriz, podendo ser necessário recorrer a um médico de forma a minimizar a sua existência.

Mas, caso se verifique apenas uma pequena hemorragia, eis o que deve fazer:

1 – Controle-a aplicando pressão firme sobre a ferida da vítima. Procure utilizar uma compressa esterilizada ou um ou dois lenços de papel dobrados, que deve colocar firmemente sobre a ferida. Eleve a zona ferida tão alto quanto possível para reduzir o fluxo de sangue. Peça o auxílio da própria vítima para esta operação.

2 – Limpe bem a ferida com uma solução anti-séptica ou sabão e água morna. Utilize uma compressa para esta ação, procurando limpar a ferida de dentro para fora, evitando assim contaminá-la com bactérias da pele. Se for necessário, utilize várias compressas, repetindo o processo.

3 – Aplique um penso rápido ou uma compressa esterilizada fixa com um adesivo. Durante a noite retire a proteção, de forma a que a ferida possa cicatrizar mais rapidamente. No dia seguinte, se necessário, volte a protegê-la.

No caso de a hemorragia resultar de um corte profundo, há outro tipo de cuidados que devemos ter. Mesmo parecendo um corte pequeno, se for causado por uma lâmina comprida, deve partir-se do princípio que ocorre lesão interna, da qual podem resultar danos nos vasos sanguíneos, nervos, tendões ou músculos. A grande maioria dos cortes profundos necessita de assistência médica após os primeiros socorros que podemos executar. Eis como devemos proceder:

1 – Aplique pressão sobre a ferida com uma compressa esterilizada, lenços de papel dobrados ou panos limpos, de forma a tentar estancar a hemorragia. A vítima poderá auxiliar neste passo, dependendo do local do corte.

2 – Eleve a zona do corte. Se for numa perna ou pé, coloque almofadas ou mantas sobre esta, de forma a diminuir a circulação sanguínea na zona e consequentemente menor fluxo de sangue na hemorragia. Envolva firmemente a compressa com uma ligadura, tendo o cuidado de não apertar demasiado, pois pode impedir a circulação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário