segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Micose como prevenir e proteger



Saiba que se você se prevenir de micose, dificilmente ela lhe ataca, mais como saber? O ambiente perfeito para a proliferação dos fungos é a umidade e o calor, é um ambiente para se alojar na pele, e nas unhas, causando infecções e incômodas e resistente. Como aprender a barra esses hóspedes indesejáveis que durante o verão eles deitam e rolam. Todos nos podemos ter esses fungos indesejáveis principalmente nos dias quentes, a frieira, ou melhor, pé de atleta, é uma das micoses mais comum, e sempre ataca entre os dedos. E os principais diagnósticos é infecção fúgica, os especialistas costuma classificar as tais infecção em superficial ou profunda.

Com o calor, umidade, pouca luz, favorece o crescimento de fungos, Já as micoses profundas acontecem em pessoas que apresentar grave deficiência imunológica. É o caso de pacientes com câncer, ou internados em UTI que são alvos fáceis do microorganismo e pode invadir órgãos interno e pode causar a morte.

A micose superficial ela atingem pele e unhas, não trás maiores riscos a saúde, mais deve ser tratadas para não comprometer a qualidade de vida. A micose começa como um problema estético, como coceira, inflamação ou escamação da pele, deforma as unhas e se não for tratada adequadamente, pode ficar dolorida e incômoda, nos pés é a porta de entrada para infecção bacteriana. Já os diabéticos devem ter cuidados especiais, pois são suscetíveis a ferimentos e infecções graves. 

A maioria das micoses de pele e unhas, o fungo é adquirido após contato com o chão, um vestuário contaminado, ou toalhas de uma pessoa infectada, ou por meio de instrumentos de manicure não esterilizados, é necessário não só os instrumentos serem esterilizado como lixas de unhas, espátulas, ou o palito de madeira, o ideal é ter seu próprio material, e não retirar totalmente a cutícula, que protege as unhas. É bom usar roupa intima e meia de algodão, pois deixa a pele respirar livremente e não retêm o suor, evite tudo que abafa o pé e os faça transpirar como o tênis e as sandálias de plásticos. O ideal é não usar os sapatos por dois dias seguidos, e colocados em lugar arejado, para quem adora bricolagem o ideal é usar luvas para evitar a contaminação por fungos existentes no solo.

Na boca a levedura cândida albicans, causadora da candidíase afeta as mucosas, a infecção bucal, chamada de sapinho em bebês, produzindo placas brancas de aspecto cremoso e muito dolorido. Já na vagina os sintomas são coceiras, queimação e secreção branca ou amarelada. A micose de praia é um nome popular de pitiríase versicolor e é causada pelo fungo malassezia furfur é um habitante natural da pele, mais saibam que não é da praia que se pega esse fungo, mais do calor e a oleosidade que provocam multiplicação e fazem surgir manchas que variam do branco ao castanho, tornando mais evidente com o bronzeado. Na virilha, e nas dobras sob as mamas e entre os dedos fica uma lesão de cor avermelhada, e escamação e coceira costuma ser os sinais das micoses cutâneas superficiais, elas são provocadas por uma imensa variedade de fungos e atinge os locais que tem mais calor e umidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário