segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Alimentos funcionais: benefícios à saúde


Os alimentos funcionais são aqueles que possuem componentes benéficos para o corpo, capazes de fortalecer os órgãos, auxiliar o metabolismo e combater doenças, desde a perda da memória, até o envelhecimento.

Nesse grupo, encontramos alimentos como o tomate, brócolis, linhaça, peixes, azeite, leite fermentado e outros.

Confira, no quadro abaixo, as substâncias e suas fontes alimentares que garantem excelentes benefícios à sua saúde.

SubstânciaFontes alimentaresBenefícios à saúde
Ácido graxo ômega-3 Peixes de águas frias com alto teor de gordura, óleos vegetais (linhaça).Prevenção de doenças cardiovas-culares. Prevenção e controle de doenças auto-imunes e inflamatórias.
Esteróis/estanóis vegetaisMilho, soja e trigo.Redução do risco doenças cardio-vasculares. Diminui a absorção do colesterol.
FlavonóidesUva, amora, framboesa, frutas cítricas, brócolis, repolho, chá verde, soja*,etc.Efeito antioxidante - ação sobre a formação de radicais livres e diminuição dos níveis de LDL-colesterol. * Alívio das ondas de calor em mulheres na menopausa.
AntocianinasFrutas em geral (principalmente frutas vermelho escuras e roxas).Prevenção de doenças cardio-vasculares e câncer.
CatequinasUva, morango, chá verde e chá preto.Atividade antioxidante e inibição da formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos. Prevenção de certos tipos de câncer.
LimonóidesFrutas cítricas.Estímulo à produção de enzimas. Protetoras contra o câncer e redução do colesterol.
Resveratrol e quercetinaCasca de uva, vinho tinto e maçãsRedução do risco de doenças cardiovasculares. Inibição da formação de substâncias que causam câncer, coágulos e inflamações.
IsoflavonasSoja, leguminosas, amendoim, alcaçuz, legumes e ervilha,Alívio dos sintomas da menopausa. Redução do risco de doenças cardiovasculares e osteoporose. Redução do risco de câncer de mama e próstata.
Proteínas da sojaSoja e derivados,Redução do risco de doenças cardiovasculares.
BetaglucanaAveia, cevada, legumes e alguns outros grãos,Controle da glicemia e do colesterol sérico.
Isotiocianatos e indolBrócolis, repolho, couve-flor, rabanete e folha de mostarda.Aumento das defesas contra o câncer.
LicopenoTomate, goiaba e melancia.Atividade antioxidante. Redução do risco de doenças cardiovasculares. Proteção contra câncer, principalmente o de próstata.
Luteína e zeaxantinaFolhas verdes (luteína), pequi e milho (zeaxantina).Proteção contra a degeneração macular. Manutenção de uma boa visão.
LignanasLinhaça.Inibição de tumores hormônio dependentes.
Sulfetos alílicos (alil sulfetos)Alho e cebolas.Redução risco doenças cardiovas-culares. Proteção contra o câncer gástrico.
Fibras/prebióticos (fibras insolúveis e solúveis frutooligossacarídeos, inulina, etc.)Grãos integrais, frutas e vegetais em geral.Melhora da saúde intestinal. Redução do risco de câncer do cólon. Controle do colesterol.
Probióticos (bifidobactérias e lactobacilos)Leites fermentados, iogurtes, etc.Melhora da saúde intestinal. Redução do risco de câncer do cólon. Melhora da intolerância à lactose.

Fonte: Dra Jocelem Mastrodi Salgado. Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais - SBAF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário