segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Como proceder para atenuar câimbras



Uma câimbra muscular é uma contração súbita, involuntária e breve, de um ou mais músculos. Provoca uma dor aguda difícil de suportar. Podem ser causadas por várias causas, como arrefecimento, falta de coordenação muscular durante o exercício físico ou por perda de sódio devido a transpiração excessiva, vómitos ou diarreia.

São frequentes em pessoas saudáveis, especialmente depois de exercício intenso. Também ocorrem durante o sono, sem causa aparente para tal e as mais perigosas são as que sucedem dentro de água, pois podem provocar o pânico e posterior afogamento.

Apesar de existiram diferentes causas para estas contrações musculares involuntárias, a perda de líquidos e consequentemente de sódio, são fatores determinantes para a sua ocorrência em atletas de alta competição. Tudo isto porque o sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais nervosos, sendo determinante a ações que produzem movimento nos músculos. Desta forma, a ausência deste, juntamente com a escassez de líquidos, podem tornar os músculos mais sensíveis, condição em que uma leve tensão seguida de movimento, podem fazer o músculo contrair-se e contorcer involuntariamente.

Por outro lado, as câimbras podem ser consequência de uma alteração sanguínea aos músculos. Imaginemos que acabamos de comer. O sangue flui principalmente no sistema digestivo e em menos quantidade nos músculos. Esta diminuição de aporte sanguíneo pode ser causa para ocorrência de contrações.

Se a câimbra ocorrer na barriga da perna, ajude a vítima a deitar-se e estique, com cuidado, a perna afetada, enquanto comprime o joelho com uma das mãos. Segure no pé pelo calcanhar e com a outra mão empurre suavemente os dedos para cima. Quando espasmo aliviar, massajei suavemente os músculos afetados até sentir a zona relaxada.

Se a câimbra for no pé, peça que se levante, apoiando firmemente no chão o pé afetado. Se os dedos tiverem um espasmo forte, tente esticá-los suavemente com a sua mão. Durante o tempo frio, aconselhe a vítima a calçar meias quentes. 

Se a câimbra não for nem na perna, nem no pé mas sim na mão, estique e massajei os dedos afetados até os musculos relaxarem. O calor pode ser confortante quando o espasmo passar, especialmente durante o tempo frio.

Apesar destes truques para alívio da dor aguda que provocam, as câimbras não são situações graves, sendo inofensivas e não necessitando de outro tipo de intervenção ou tratamento. As formas de as prevenir é evitar o exercício físico depois de comer e fazer alongamentos antes de praticar exercício e de ir dormir. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário